Histórico

  • Em 2010 ocorreu o 1° SEMINÁRIO DE POLÍTICA DA INFORMAÇÃO E MEMÓRIA.
  • O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2004 já contemplava o tema da memória institucional e foi fortalecido no PDI de 2013.
  • Entre 2010 e 2015 ocorreram mais duas versões do SEMINÁRIO DE POLÍTICA DA INFORMAÇÃO E MEMÓRIA e uma série de reuniões internas com discussões que envolveram setores acadêmicos e administrativos como BCo, DCI, ProEx, SPDI, UEIM, CCS e outros.
  • Em 2015 a UFSCar propõe um "Plano de Cultura", incluindo a temática memória como eixo central e, na sequência foi instituído um GT (Grupo de Trabalho) junto a Coordenadoria de Cultura da ProEx, com participação ativa da BCo, DCI, UEIM e com a colaboração de outras unidades.
  • A partir das discussões acumuladas ao longo de 10 anos, esse GT elaborou um relatório que serviu de base para propor a criação de uma Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico da UFSCar (UMMA).
  • A proposta de criação da UMMA foi enviada à Reitoria para apreciação do ConsUni, em fevereiro de 2017 e foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.
  • Resolução ConsUni n° 870 de 17 de fevereiro de 2017 dispõe sobre a criação da Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico da UFSCar vinculada à Reitoria com o objetivo de identificar o valor histórico, salvaguardar e tornar acessível o patrimônio histórico material e imaterial da UFSCar. 
  • Na busca por meios de viabilizar a Implantação da UMMA , foi  instituído pela Portaria GR no 322, de 29 de junho de 2017 um Grupo Trabalho (GT/UMMA)  com  representantes de diversas unidades da UFSCar com o apoio da SPDI.
  • No âmbito do GT UMMA várias atividades foram sendo realizadas a fim de consolidar a implantação da Unidade (criação do logo e site, campanha do Doe 1 min para levantamento das coleções existentes ligadas a história da UFSCar, participação na produção da revista dos 50 anos da UFSCar com linha do tempo, produção de documentário acerca da criação da UFSCar).
  • No final de 2019 a UMMA passa a fazer parte do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) dando continuidade ao atendimento aos pesquisadores que solicitam documentos das coleções especiais, promovendo Seminários, lives e exposições virtuais e fazendo uso das redes sociais como Facebook, Instagran e Canal no YouTube como forma de divulgação de suas atividades.