Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico da UFSCar – UMMA


1. Histórico da unidade

A Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico da UFSCar (UMMA) reflete um projeto institucional gestado ao longo do tempo por pessoas preocupadas com a preservação da memória da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O projeto se fez necessário, não só por contribuir para o atendimento das prerrogativas legais e normativas, mas, principalmente, para salvaguardar a memória institucional da UFSCar, em meio a grandes perdas ocorridas anteriormente.
Este projeto ganha maior relevância institucional pela proximidade das comemorações dos 50 anos. Em 2010 ocorreu o 1º Seminário de Política de Informação e Memória. O plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2004 já contemplava o tema da memória institucional que foi fortalecido no PDI de 2013.
Entre 2010 e 2015 ocorreram mais duas versões do Seminário de Política de Informação e Memória e uma série de reuniões internas com discussões que envolveram setores acadêmicos e administrativos como BCo, DCI, ProEx, SPDI, UEIM, CCS e outros.
Em 2015 a UFSCar propõe um “Plano de Cultura” incluindo a temática memória como eixo central e, na sequência, foi instituído um GT, junto a Coordenadoria de Cultura da ProEx, com a participação ativa da BCo, DCI, UEIM, com a colaboração de outras unidades. A partir das discussões acumuladas ao longo de mais de 10 anos, esse GT, elaborou um relatório que serviu de base para propor a criação de uma Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico da UFSCar (UMMA).

2. Criação da unidade

A proposta de criação da UMMA foi enviada, pela atual Reitoria, para apreciação do ConsUni, em 17 de fevereiro de 2017, e foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros. A resolução ConsUni nº 870, de 17 de fevereiro de 2017, dispõe sobre a criação da Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico na UFSCar, vinculada a Reitoria com o objetivo de identificar o valor histórico, salvaguardar e tornar acessível o patrimônio histórico material e imaterial da UFSCar.
Em 2018 o grupo de trabalho criado intitulado GT-UMMA realizou reuniões quinzenais a partir dos objetivos descritos a seguir.

3. Objetivos do Grupo de Trabalho

a) Levantar premissas para uma política de geração, organização acesso e uso de informações, documentos e coleções de valor histórico, bem como de salvaguarda da Memória da UFSCar;
b) identificar critérios para auxiliar na atribuição de valor histórico dos diferentes acervos e coleções, geradas no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração (inclusive digital);
c) elaborar princípios norteadores e propostas metodológicas para usos de sistemas integrados (multicampi) para inventariar, organizar e tornar acessível os diferentes tipos de acervos, coleções e documentos da UFSCar;
d) desenvolver estudos que contribuam com a Câmara Assessora de Memória, do Repositório Institucional (RI), para a disponibilização digital dos acervos e coleções históricas da UFSCar;
e) propor adequações para requalificar o uso de espaço físico de forma que permita dar início a efetiva implantação da UMMA, de acordo com as prioridades sugeridas pelo GT;
f) propor um amplo programa para implantação da UMMA, definindo as possíveis linhas de ações e as bases para sua estrutura e funcionamento e para nortear a busca de financiamento por órgãos de fomento, nacionais e internacionais;
g) estudar e propor um programa profissional de colaboradores, internos e externos, visando o aprimoramento da formação com atividades de ensino, pesquisa e extensão, nas áreas com aderência as atividades da UMMA.

Como proposta de estrutura e funcionamento da UMMA e para alcançar os objetivos propostos, o GT propôs se estruturar em subgrupos de trabalho. Os membros do GT poderiam sugerir a integração de outros profissionais, da comunidade interna e externa, na medida em que houvesse necessidade, em função das especificidades técnicas exigidas no desenvolvimento do projeto de implantação. A partir das contribuições de estudos em andamento (inclusive de mestrado e doutorado) e de experiências acumuladas, elaborou-se uma proposta preliminar para estruturação da UMMA considerando os seguintes subgrupos de estudo e trabalho:

4. Atividades realizadas pelo GT de implantação

Em 2018 o GT deu andamento às seguintes atividades:

• Formação do Grupo de Trabalho com a realização de 11 reuniões ao todo
• Criação do Logo para identificação da UMMA
• Desenvolvimento de formulário para disponibilização de documentos históricos via Repositório Institucional (RI)
• Proposta preliminar de estrutura e funcionamento da UMMA
• Início da formação dos grupos de estudo
• Campanha "Doe um minuto do seu tempo para os 50 anos da UFSCar“ com a elaboração do formulário para levantamento das coleções lançado durante o seminário

Em 2019 as reuniões continuaram ocorrendo quinzenalmente com a participação de membros de diversos setores da Universidade. No segundo semestre as reuniões passaram a ocorrer mensalmente pois concomitantemente a isto passaram a acontecer as reuniões dos subgrupos subdivididas em 10 temáticas. Também no segundo semestre aconteceu o V Seminário de Política de Informação e Memória realizado nos quatro campi da Universidade. Mais de 170 pessoas participaram das mesas redondas realizadas no âmbito do Seminário que pela primeira vez se configurou como multicampi. A UMMA também promoveu um minicurso sobre história oral, que é uma das temáticas trabalhadas na UMMA, intitulado “História oral e pública: como, por que e com quem?” com a presença da Profa. Dra. Marta Rovai da Universidade Federal de Alfenas.
A partir de 2019 o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) assume a UMMA em sua unidade organizacional. Outras atividades ocorridas em 2019 foram:

• Nucleação da UMMA com o Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE)
• Apoio de estagiários voluntários do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação
• Organização da V edição do Seminário de Política de Informação e Memória
• Site da UMMA
• Análise do material oriundo da Campanha Doe 1 minuto do seu tempo para os 50 anos da UFSCar
• Início dos trabalhos referente a história oral da UFSCar contada a partir dos servidores com produção de documentário por meio de projeto de extensão

5. Resultados
A partir das atividades realizadas pelo grupo de trabalho da UMMA foi possível dar início e andamento às discussões acerca da importância de salvaguardar a memória institucional assim como um resgate histórico da instituição. Estas discussões se deram no âmbito das 11 reuniões realizadas quinzenalmente pelo GT em 2018.
Com o apoio do setor de Comunicação Social da UFSCar (CCS) foi possível criar um logo da UMMA que também fez parte da composição do material da campanha “Doe 1 minuto do seu tempo para os 50 anos da UFSCar”. Durante este período houve o desenvolvimento e criação de um formulário direcionado à comunidade acadêmica (numa primeira etapa e posteriormente à comunidade externa numa segunda etapa) para realizar um levantamento das coleções existentes dispersas pela Universidade e cujos documentos se relacionam à história da UFSCar. Ocorreu ainda o início da formação dos grupos de estudo citados acima.
A partir da realização da campanha “Doe 1 minuto do seu tempo para os 50 anos da UFSCar” será possível estabelecer uma política multicampi para preservação das coleções históricas e a preservação da memória da UFSCar, dimensionar espaço físico adequado para receber as coleções, definir o perfil e as competências necessárias das equipes de trabalho e reunir informações para elaboração de projetos e busca de financiamento. Todo o material da campanha foi gestado pelo GT e produzido pela CCS e quase 200 pessoas responderam ao questionário informando as coleções que possuem referente a história da UFSCar.


UMMA conquista prédio próprio em 2023


A Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico da UFSCar passa a
desenvolver suas atividades em novo Prédio localizado no AT3 tendo como
missão identificar o valor histórico, salvaguardar e tornar acessível o patrimônio
histórico material e imaterial da UFSCar.

Breve histórico da UMMA:

• 17 de fevereiro de 2017 - criação da UMMA vinculada ao Gabinete da
Reitoria tendo como sua primeira coordenadora a Profa. Dra. Luzia
Sigoli Fernandes Costa (DCI);

• 07 de dezembro de 2020 - vinculação da UMMA ao Sistema Integrado
de Bibliotecas (SIBi) nucleada ao antigo Departamento de Coleções de
Obras Raras e Especiais da BCo, já sob a direção de Claudia de Moraes
Barros Ramalho desde 2019;

• 15 de dezembro de 2022 - aprovação no Conselho de Administração
(CoAd) do retorno da vinculação da UMMA ao Gabinete da Reitoria;

• 03 de abril de 2023 - primeira visita ao novo espaço físico onde a UMMA
se instalaria após uma nova visita em 05 de abril de 2023 na presença
de representantes do Gabinete da Reitoria, SEaD, CCET, PU, SIBi, DCI
e UMMA;

• 24 de maio de 2023 - início das atividades da UMMA no novo prédio
localizado no AT3 nas antigas secretarias de curso da SEaD.