Institucional

 A UMMA trata-se de um projeto institucional gestado ao longo do tempo por pessoas preocupadas com a preservação da memória da UFSCar.

Tal projeto  se faz necessário, não só por contribuir para o atendimento das prerrogativas legais e normativas mas, principalmente,  para salvaguardar a memória institucional da UFSCar, em tempos de tantas perdas. Com a proximidade das comemorações dos 50 anos o projeto ganha maior relevância institucional.

Gênese e evolução da temática memória na UFSCar


  • Em 2010 ocorreu o 1° SEMINÁRIO DE POLÍTICA DA INFORMAÇÃO E MEMÓRIA.
  • O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2004 já contemplava o tema da memória institucional e foi fortalecido no PDI de 2013.
  • Entre 2010 e 2015 ocorreram mais duas versões do SEMINÁRIO DE POLÍTICA DA INFORMAÇÃO E MEMÓRIA e uma série de reuniões internas com discussões que envolveram setores acadêmicos e administrativos como BCo, DCI, ProEx, SPDI, UEIM, CCS e outros.
  • Em 2015 a UFSCar propõe um "Plano de Cultura", incluindo a temática memória como eixo central e , na sequência foi instituído um GT (Grupo de Trabalho) junto a Coordenadoria de Cultura da ProEx,  com participação ativa da BCo, DCI, UEIM, com a colaboração de outras unidades.
  • A partir das discussões acumuladas ao longo de 10 anos, esse GT elaborou um relatório que serviu de base para propor a criação de uma Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico da UFSCar (UMMA).
  • A proposta de criação da UMMA foi enviada à atual Reitoria para apreciação do ConsUni, em fevereiro de 2017 e foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.
  • Resolução ConsUni n° 870 de 17 de fevereiro de 2017 dispõe sobre a criação da Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico da UFSCar vinculada à Reitoria com o objetivo de identificar o valor histórico, salvaguardar e tornar acessível o patrimônio histórico material e imaterial da UFSCar.