UMMA disponibiliza documentário acerca da criação da UFSCar - homenagem ao Professor Sérgio Mascarenhas

homenagem ao Professor Sérgio Mascarenhas - criação da UFSCar

No dia 31 de maio de 2021 a UFSCar se despediu do Professor Sérgio Mascarenhas que faleceu aos 93 anos e foi o responsável pela criação do primeiro curso de graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, inédito na América Latina, iniciado em 1970. A ciência perdeu um cientista formidável muito à frente de seu tempo. Reconhecidamente, as principais agências de fomento, Capes e CNPq, lamentaram a perda. O professor fundou o Instituto de Física e Química da USP e criou a Embrapa Instrumentação. Mascarenhas também desenvolveu em conjunto com médicos, um sensor que monitora a pressão intracraniana após ser diagnosticado com hidrocefalia em 2006 e a partir deste estudo nasceu a Braincare uma startup existente hoje no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Bruxelas. Sérgio Mascarenhas foi fundamental no momento de criação da UFSCar e ajudou a trazer grandes pesquisadores na época da fundação como ele mesmo relata. Esse documentário que retrata um pouco o período de início da Universidade é também uma homenagem ao Professor Mascarenhas por toda a sua trajetória na Ciência e também pelo importante e essencial papel junto à UFSCar.

O documentário pode ser visto no canal da UMMA no YouTube através do link