Coleções Especiais

A UMMA conta atualmente com oito Coleções Especiais: Coleção Florestan Fernandes FF), Coleção Luiz Carlos Prestes (LCP), Coleção Luís Martins (LM), Revista Ilustração Brasileira (ILB), Coleção Henrique Luiz Alves (HLA), Coleção de Ficção Científica (FC), Coleção Série Especial (SE) e Coleção Brasiliana (C).

Para visualizar as coleções especiais basta entrar na base Pergamum e colocar a sigla correspondente à coleção no campo de busca. Nas opções de consulta por índice ao escolher a opção "número de chamada" também é possível recuperar a coleção a partir da sigla da própria coleção. 

Coleção Florestan Fernandes (FF)

Composta pela biblioteca particular do sociólogo Florestan Fernandes. A coleção é formada  por livros nas áreas de Sociologia, Educação, Política e outras, dos quais grande parte contêm marginálias de Florestan. A coleção possui 13.041 exemplares.  Adquirida e disponibilizada em 1996, foi inaugurada em agosto do referido ano, um ano após a morte de Florestan. Complementa esse acervo um pequeno museu com objetos pessoais de Florestan. A Biblioteca Florestan Fernandes conta com espaço de estudo e está disponível somente para consulta local.

Florestan Fernandes - Distrito Federal (FF-DF) 

Coleção de livros de Florestan Fernandes que estavam no seu gabinete em Brasília quando foi Deputado Federal. Essa sala foi denominada Sala 5. Possui  969 volumes.

Museu Florestan Fernandes

O Museu Florestan Fernandes reúne os objetos pessoais do professor tais como: placas de homenagens, distinções, óculos, máquina de escrever, fotos da família, diplomas, bem como a beca que o referido professor usou durante a solenidade em que recebeu o título Honoris Causa na Universidade de Coimbra. Todos os objetos do museu foram cedidos pela família.

Coleção Luiz Carlos Prestes (LCP)

Acervo particular que pertenceu a Luiz Carlos Prestes doado por sua filha Anita Leocádia Prestes. Este acervo é composto por livros, arquivo pessoal e objetos. O acervo encontra-se em processamento e em breve poderá ser consultado na UMMA e acessado por meio do Pergamum.

Coleção Luís Martins (LM)

Biblioteca particular que pertenceu ao escritor e jornalista Luís Martins. Sua Biblioteca é composta por obras de literatura europeia e brasileira e também obras sobre artes. Foi a primeira coleção especial a ser adquirida pela UFSCar em 1995. Possui  3.444 volumes.  Disponível somente para consulta local.

Revista Ilustração Brasileira (ILB) 

Revista publicada de 1909 a 1958. Na UMMA estão os números da revista publicados nos anos de 1920 a 1951 que abordam usos e costumes da época. Sua periodicidade era mensal e traz cópia de trabalhos de ilustradores brasileiros abordando a cada mês uma data comemorativa. Possui 225 volumes. Disponível somente para consulta local.

Coleção Henrique Luiz Alves (HLA) 

Henrique Luiz Alves foi escritor e crítico literário. A Coleção é composta por 6.659 títulos na área de Literatura Brasileira, sendo muitas primeiras edições. Conta com dedicatórias dos autores em mais de três mil títulos. Disponível para consulta local.

Coleção Ficção Científica (FC) 

Pertenceu ao Prof. Caio Luiz Cardoso Sampaio, que era professor de curso preparatório para vestibulares. Tal coleção foi disponibilizada na BCo em 2002 e agora compõe o acervo da UMMA. Conta com 3004 títulos sobre ficção científica, sendo alguns referentes a filmes que foram produzidos posteriormente à edição do título. Alguns volumes contam com avaliações deixadas pelo professor. Em todos os volumes foi afixada uma ilustração de uma nave intergaláctica como ex-libris da coleção. Disponível para empréstimo.

Coleção Brasiliana (C) 

Composta por 542 volumes sobre viagens, geografia e história do Brasil. Trata-se de uma coleção antiga e muito específica sobre os temas. Disponível para empréstimo.